.
ANGELO DN E MARIA SILVESTRI
.
É ainda desconhecido o local de origem desta genealogia na Itália e também a data de sua chegada ao Brasil. Pelo que se deduz abaixo, comparando datas e a posição no registro, o casal inicial foi ANGELO DN e MARIA SILVESTRI e deve ter chegado por volta de 1878-1880 com as primeiras levas de imigrantes. Estabeleceu-se na Linha Silva Pinto, atual Pinto Bandeira, de Bento Gonçalves, RS. Os pais de Domenica Bertuol são Antonio Bertuol e Maria Bazei. GIACOMO DN casou com DOMENICA BERTUOL.
.
A existência de GIACOMO DN veio à luz por um registro de nascimento inesperado, ao ser procurado o registro de João (Nanni), filho de Francesco, da árvore genealógica D N 02, no Cartório dos primeiros livros de Bento Gonçalves. Portanto ele teria nascido no Brasil.
.
No Livro 17, à fl 28 v, sob o nº643, encontra-se o registro dele.
.
A seguir, no mesmo Livro 17, à fl. 172 v, sob o n.643(?), está registrada sua filha ANTONIA JOANNA DN, * 24.06.1900, com os pais e avós acima referidos: pais Giacomo DN e Domenica Bertuol; avôs paternos Angelo DN e Maria Silvestri e avôs maternos Antonio Bertuol e Maria Bazei.
.
Consta, porém, que Giacomo era italiano, lavrador e residente na Linha Silva Pinto, da Colônia Dona Isabel, mais tarde denominada Pinto Bandeira.
.
Os descendentes dos D N de Linha Palmeiro desconheciam a existência desta família, apesar de tão próxima e de alguns terem sido até batizados na Paróquia desta vila, como de fato o foi Eugênio DN, irmão do Nanni. Livro de 1892, à fl. 30, sob o nº 45, no Arq do bispado de Caxias do Sul.
.
Giacomo terá tido outros filhos antes e/ou depois de 1900, que podem prestar informações sobre esta sua descendência. Falta também descobri-los no Cart de BG e na Paróquia de Pinto Bandeira (cuja cópia se encontra no bispado de Caxias do Sul).
Nenhum comentário:
Postar um comentário