BEM VINDO E BOM PROVEITO! - - - - - > No espaço em branco abaixo, pode pesquisar o que lhe interessa!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cidadania Italiana - pequeno informe

.

Relembrando - Foi iniciado o movimento de cidadania italiana dos descendentes de Francesco De Nardi, filho de Osvaldo e Caterina Mognol em março de 2003. Foi procedido o Agendamento do Processo no Consolato Generale d’Italia de Porto Alegre, sob o nº 7431, aos 13 de outubro de 2005.

.

O coordenador responsável perante o Consulado, pela juntada e entrega de documentos, é Henrique De Nardi, filho de João e Lúcia Franceschet – 0..54 3221 32 51 - neto de Francesco.

.

O processo contém 51 Requerentes, netos, bisnetos e trinetos de Francesco, todos residentes e domiciliados no Estado do RS. Quando poderá ser avaliado e aprovado pelo Consulado?
.
Em fins de maio-2010 tinham sido avaliados 5.450. Pelas estimativas do tempo decorrido o Henrique calcula que será necessário mais um ano para ser avaliado o de nº 7431. Haja paciência com nossa bella cara Itália!
.

domingo, 13 de junho de 2010

Taline Denardi, vitivinicultora

.
O PIONEIRO - Jornal de Caxias do Sul, RS 05/06/2010 N° 10758

VITIVINICULTURA - Colheita precoce

.
Como muitos jovens da Serra, Taline De Nardi descobriu cedo que queria trabalhar com o vinho. Em 2003, aos 16 anos, junto com a prima, Morgana, então com 19, começou a tomar as providências para tocar a própria vinícola. A grande diferença é que ela não nasceu embaixo do parreiral, nem ajudava os pais no campo quando criança, tampouco aprendeu a fazer vinho com o nonno. O fato de seu passado não ter ligação com a vitivinicultura não a impediu de transformar a atividade em seu futuro.
.
Filha de industriário (Claudir), despertou para o assunto por incentivo de Maurício Carlos Grando, dono da vinícola Villaggio Grando, amigo de seu pai. Vindo do setor madeireiro, ele próprio tinha a vitivinicultura como uma aposta recente. Depois de testes em uma propriedade da família em Videira (SC), a primeira safra veio em 2005, consolidando o projeto da Vinícola Santa Augusta. Uma vez no mercado, ela e a prima se dividiram nas diferentes tarefas da cantina. O pai e o tio entraram com o suporte financeiro.
.
– Eles têm o papel de investidores, mas as decisões tomamos em conjunto – garante ela, que destaca ainda o apoio da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis).
.
Com o tempo veio a necessidade de qualificação e, em um curso de sommelier em Flores da Cunha, ela conheceu o enólogo e engenheiro agrônomo Jefferson Sancineto Nunes, sócio da empresa Enolab. O contato resultou na contratação da consultoria enológica, no reposicionamento da marca e na ampliação dos vinhedos. Aos quase 10 hectares em produção em Videira foram somados outros 30 no município de Água Doce. Com visão estratégica incomum para alguém de 22 anos, Taline agora quer estudar enologia e ganhar projeção com sua empresa.

Hilda Schreiber De Nardi faleceu

.
Hilda Schreiber D N faleceu às 9h30min da manhã do dia 30.04.2010, aos 90 anos, em casa. Foi esposa do já falecido Virgílio D N (filho de Luiz Rodolpho e neto de Francesco - DN 2.5.6).

Nos últimos dez anos sempre alguém a acompanhava, por demonstrar sinais de esquecimento (como chama do fogão acesa, porta da casa aberta,...).

.

Com o passar do tempo acabou esquecendo o português e falava somente o alemão. Nos últimos 5 anos não reconhecia seu filho Raul, as netas (os) e bisnetos, ou parentes próximos. Tinha momentos de lucidez, porém poucos. Excluindo a falta de memória, tinha uma saúde invejada por muitos.

.

Em 2004, com a transferência do filho Raul para Londres, a serviço da firma, avó Hilda mudou-separa a casa de Dona Claudete, senhora dedicada da qual minha avó gostava muito.
E nesta casa viveu até seu último dia.
Patricia Denardi.
pdenardi@aointl.com

sábado, 12 de junho de 2010

Padre Alexandre De Nardi Biolchi

Por ocasião do 3º Encontro dos D N em Caravaggio, tendo tomado conhecimento que fora publicado um livro sobre os D N no Brasil, o padre Alexandre D N Biolchi veio a público. Solicitou lhe fosse enviado um exemplar. Recentemente ordenado sacerdote carlista. Dados: Ordenação 12 de abril de 2008. Bispo Ordenate: Dom Alessando Ruffinoni, cs. Local: Santuário Nossa Senhora Aparecida. Primeira Missa: 13 de abril de 2008. Local: Matriz São João Batista. Cidade: Campos Novos/SC.
.

Trabalha como Animador Vocacional na Província São Pedro (constituída de RS, SC, PR, MS e Paraguay) dos Missionários de São Carlos - Scalabrinianos. Reside no Seminário da sua Congregação, em Passo Fundo, RS, porém viaja muito em função do seu trabalho. Filho de Clarice DN e Jandir Biolchi, neto de Alexandre Pedro, (ficha 6 da página 33), bisneto de Meneghetto e trineto de Giovanni, do Lote 147 da Linha Palmeiro de Farroupilha, RS. Padre Alexandre * 09.01.1979, em Campos Novos, SC. Seu avô havia emigrado de Caravaggio para Capoeirada, Erval do Oeste, SC, em 1945, quando Clarice, sua mãe, nascida aos * 26.11.1943 e batizada em Caravaggio, tinha apenas 2 anos.
.

Confira no Álbum 2 a árvore genealógica: D N 2.3, às pgs 30 a 37.

PRODUÇÃO

  • Organizado e mantido por Arquivo De Nardi
  • Responsável - Marinês De Nardi Verona
  • Colaboração Nelson D N e Lúcia Madeira D N